5 mins read

Onde encontramos a dilatação linear no nosso Dia-a-dia?

O que é dilatação linear exemplos?

A dilatação linear ocorre quando um corpo sofre aumento em sua temperatura e, consequentemente, há aumento na distância entre dois pontos em seu interior. São exemplos desse fenômeno o aumento do comprimento de uma barra, o aumento do raio de uma esfera e o aumento da diagonal de um quadrado ou de um cubo.

Onde a dilatação térmica é usada no dia a dia?

Durante a construção de pontes e viadutos deixam-se pequenas fendas para que essas estruturas possam dilatar quando a temperatura aumentar, sem que aconteçam as rachaduras. Nas ferrovias existem pequenos espaços que separam um trilho de outro, possibilitando que eles se dilatem sem provocar danos à estrutura.
Em cache

Quais exemplos de dilatação vocês conseguem observar no cotidiano?

Os ferros dos trilhos de trem amassados são ótimos exemplos de como funciona o processo de dilatação térmica, essa estrutura sofre deformação por causa do aumento da temperatura que ocorre quando os trens passam. Cada corpo sofre com o aumento de temperatura de uma forma diferente.
Em cache

O que é dilatação térmica no cotidiano?

São exemplos de situações em que ocorre dilatação linear: Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios; Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica; Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.
Em cache

Quando ocorre a dilatação linear?

A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Imagine a seguinte situação: uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf.

Quando usar dilatação linear e superficial?

Dilatação linear corresponde à dilatação unidimensional de um corpo. Dilatação superficial corresponde à dilatação bidimensional de um corpo. Dilatação volumétrica corresponde à dilatação tridimensional de um corpo.

Quais materiais se dilatam mais facilmente?

substância coeficiente de dilatação linear (oC-1)
ferro 11,4×10-6
madeira 30×10-6
mercúrio 60,67×10-6
ouro 14,3×10-6

Quais materiais sofrem dilatação térmica?

Coeficientes de Dilatação Linear

Substância Coeficiente de Dilatação Linear (ºC-1)
Cobre 17.10-6
Prata 19.10-6
Alumínio 22.10-6
Zinco 26.10-6

Quais são as aplicações práticas da dilatação linear?

Um exemplo simples de ocorrência de dilatação térmica pode ser observado nos trilhos de trem. Eles são submetidos a temperaturas altíssimas com a passagem das carruagens e a agitação dos átomos que o constituem faz com que o caminho de ferro expanda. Os trilhos, porém, têm espaço para aumentar de volume.

Qual a dilatação da madeira?

substância coeficiente de dilatação linear (oC-1)
ferro 11,4×10-6
madeira 30×10-6
mercúrio 60,67×10-6
ouro 14,3×10-6

Quais são os materiais que mais se dilatam?

substância coeficiente de dilatação linear (oC-1)
ouro 14,3×10-6
prata 18,8×10-6
vidro comum 9×10-6
vidro pirex 3,2×10-6

Quais são os fatores que influenciam a dilatação linear?

Dilatação linear

Essas variações estão diretamente relacionadas a três fatores: o comprimento inicial do objeto (representada por L0); o material de que ele é feito (representado por α ); a variação de temperatura sofrida por ele (representada por Δ T ).

Quando usar a dilatação linear?

Dilatação térmica linear: ocorre nos corpos de formato alongado, como fios, cabos, barras de metal etc. Dilatação térmica superfícial: predomina em objetos que têm formato superfícial, como azulejos, placas metálicas etc.

Como explicar a dilatação linear?

A dilatação térmica linear é a variação de comprimento que ocorre quando um corpo é submetido a uma elevação de temperatura. Quando um corpo sofre aumento de temperatura, as moléculas que o constituem recebem energia e ficam agitadas, causando um aumento nas dimensões do objeto.

Qual material sofre maior dilatação linear?

Além disso, a dilatação depende também do tipo de material de que o corpo é feito, motivo pelo qual é muito importante considerar os respectivos coeficientes. Dos sólidos constantes na tabela acima, o que menos se dilata é o Pyrex, que tem o coeficiente menor, enquanto o chumbo lidera com o maior coeficiente.

Quais materiais se dilatam?

Praticamente todas as substâncias, sejam sólidas, líquidas ou gasosas, dilatam-se com o aumento da temperatura e contraem-se quando sua temperatura é diminuída e o efeito da variação de temperatura, especialmente a dilatação, tem muitas implicações na vida diária.

Quais são os materiais que mais se dilata?

substância coeficiente de dilatação linear (oC-1)
cobre 16,8×10-6
ferro 11,4×10-6
madeira 30×10-6
mercúrio 60,67×10-6

Qual a dilatação do ferro?

O coeficiente de dilatação linear médio do ferro é igual a 0,0000117 °C−1.