Onde e quando ocorre a festa do Boi-bumbá de Parintins?
Onde ocorre a festa do boi-bumbá?
O Bumba Meu Boi, conhecido também como boi-bumbá, é personagem de uma festa popular muito celebrada no Norte e Nordeste do Brasil. Une formas de expressão musical, coreografia e brincadeira. E costuma ser brincado durante as festas juninas – tanto que seu dia é nacionalmente todo 30 de junho.
Em cache
Quando é a festa do boi-bumbá em Parintins?
O Festival de Parintins 2023 ocorre entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O maior evento folclórico do Amazonas reúne os bois Caprichoso e Garantido, em Parintins, em disputa pelo troféu da festa. Os ingressos para o evento já esgotaram. O Boi Caprichoso apresenta o tema 'O brado do povo guerreiro'.
Onde é praticado o Festival de Parintins?
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Em cache
Quando é a festa do Boi Garantido e Caprichoso 2023?
Nos três dias de apresentação (30 de junho, 1º de julho e 2 de julho), o bumbá abordou a revolução popular expressa na cultura e nos saberes do povo amazonense, sendo esta a maior arma contra preconceitos e opressões.
Qual é a história do boi-bumbá de Parintins?
A lenda do boi-bumbá
A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado.
Qual a origem do boi-bumbá de Parintins?
Surgiu no Ceará, trouxe um pouco do Maranhão e desembocou no Amazonas. Trocaram o sacerdote, ressuscitaram o boi, dividiram-no em dois e o que era Bumba Meu Boi se tornou Boi Bumbá.
Onde acontece a festa do Boi Garantido e Caprichoso?
O nome do festival remete ao lugar onde ele acontece, a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas. O evento se baseia em uma rivalidade iniciada há cerca de cem anos, quando dois grandes grupos começaram a representar nas ruas o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão.
Como é realizado o Festival de Parintins?
A festa explora temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos por alegorias, danças, canções e encenações. A música é a animada toada cujas letras falam de mitos e lendas da floresta amazônica.
Como funciona a festa do boi em Parintins?
São três noites de apresentação (sexta-feira, sábado e domingo). Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam todas as noites e a ordem é definida por sorteio. Cada apresentação demora no máximo 2h30, e o bumbá que não respeitar esse tempo-limite é punido com a perda de pontos.
Onde vai passar o Festival de Parintins 2023?
Pelo segundo ano consecutivo, a TV Cultura será a emissora oficial do Festival Folclórico de Parintins.
Qual a curiosidade do boi-bumbá?
Curiosidades sobre o Bumba meu boi
Só no Estado do Maranhão existem mais de 100 grupos de Bumba meu boi e cada um apresenta particularidades próprias. Por ter um cariz popular, a celebração do Bumba meu boi já foi vetada pela sociedade brasileira entre os anos de 1861 e 1868.
O que representa o boi na festa?
Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.
Como é a festa do boi-bumbá?
O festejo do bumba meu boi na região Nordeste costuma acontecer nos meses de junho e julho, durante o período de Festas Juninas. As músicas da festividade estão ligadas à lenda de Francisco e Catirina. Vários estilos brasileiros estão presentes na celebração, como aboios, toadas, repentes, canções pastoris e cantigas.
Quanto tempo dura a apresentação de cada boi em Parintins?
Influências europeias, indígenas e africanas marcam festejos populares pelo país. Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite, havendo um intervalo de 45 minutos entre os espetáculos de cada bumbá.
Quanto custa ir ao Festival de Parintins 2023?
E por fim, na última noite (2 de julho), o Garantido abre o festival e o Caprichoso encerra a festa. Os preços dos ingressos para o Festival de Parintins 2023 custam entre R$ 980 e R$ 1.495.
Quando será o Festival de Parintins em 2023?
FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS – 28 de junho a 05 de julho de 2023. O Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais importantes do nosso calendário. Desde 1965, acontece todos os anos na remota cidade de Parintins-AM, às margens do Rio Amazonas, distante 400 km em linha reta de Manaus.
O que diz a lenda do boi bumbá?
A lenda do boi-bumbá
A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado.
Que significa Boi-Bumbá?
Bumba meu boi ou Boi-bumbá é uma dança surgida no século XVIII na região Nordeste. Nesse período o boi tinha grande importância simbólica e econômica (Ciclo do Gado) e tinha como grandes criadores os colonizadores que faziam uso de mão de obra escrava.