Onde encontramos o calor latente?
Onde se aplica o calor latente?
Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação. O calor latente é definido, também, como a relação da quantidade de calor por massa. Assim, determina o quanto de energia é necessário para um grama de determinada substância mudar seu estado físico.
Quando acontece o calor latente?
O calor é dito latente quando altera a temperatura e gera mudança no estado de agregação das moléculas de uma substância. A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L).
Em cache
O que é calor latente de exemplos?
Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. Um exemplo seria um cubo de gelo passando para a água em estado líquido; Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.
Onde podemos encontrar o calor?
3) Fontes de calor: Todo elemento capaz de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.
Qual é o calor latente do gelo?
80 cal
Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Qual a importância do calor latente?
Esta energia tem papel importante na produção de fenômenos violentos de tempo e pode ser responsável pela transferência de grandes quantidades de calor dos oceanos tropicais para posições mais próximas aos pólos.
Como saber se é calor latente ou sensível?
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.
Qual é a melhor definição para calor latente?
O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.
Qual é a diferença entre o calor sensível é o calor latente?
Diferença entre Calor Sensível e Calor Latente
A diferença entre calor latente e calor sensível é que no calor latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo. Um exemplo de calor latente é o derretimento de um cubo de gelo ou a evaporação da água.
Como surgiu o termo calor latente?
Aproximadamente em 1763 Black demonstrou que era necessário fornecer calor para promover mudanças de fase de sólido para líquido, ou de líquido para vapor, sem que a temperatura se elevasse. A essa quantidade de calor necessária para promover a mudança de fase, sem alterar a temperatura, ele chamou de calor latente.
Qual o calor latente de fusão do gelo?
Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Qual é o calor específico do gelo?
calor específico do gelo: 0,5 cal/gºC. calor de fusão do gelo: 80 cal/g.
Quando o calor latente e negativo?
L – Calor latente. Se a substância recebe calor para alterar seu estado, que é o que ocorre na fusão e na vaporização, então o valor de L é positivo. Mas se a substância perde calor, L é negativo, sendo o que ocorre na solidificação e liquefação.
Qual é o calor latente da água?
No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão. O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g.
Qual o calor latente de solidificação da água?
Fusão é o processo pelo qual um sólido se transforma em líquido. Requer a absorção de aproximadamente 80 cal/g para a água (calor latente de fusão). A solidificação (congelamento), o processo inverso, libera estas 80 cal/g.
O que estuda o calor latente?
Calor latente é o fenômeno em que ocorre a transição de energia térmica sobre dois corpos devido à diferença de temperatura entre eles. Ou seja, haverá transferência de calor no material mais aquecido para o mais frio. Esse tema da física é um dos mais importantes de se estudar para o Enem 2022 e Vestibulares.